doce em camadas

Trifle de Cereja Simples

Uma sobremesa muito gostosa, é um pouco trabalhosa, mas que vale, o trabalho que dá a preparar. Vai ficar linda, na vossa mesa de Natal.

Existem muitas versões de trifle, mas a base do trifle é sempre um bolo, embebido em uma bebida alcoólica. O custard deve não deve ficar muito duro, mais um tipo leite creme cremoso (um pouco mole). Esta é a minha versão desta sobremesa.

Trifle é uma sobremesa de origem Inglesa e remonta à Idade Média, nessa altura pensava-se que os doces ajudavam a digestão e  uma espécie de buffet de pequenas iguarias começaram a ser servidos no final da refeição. 

Trifle de Cereja Simples

Ingredientes

  • 400 gr bolo de manteiga
  • cereja em calda q.b
  • 150 ml de vinho madeira branco
  • 150 ml de calda de cereja
  • 400 ml de natas para bater
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • custard (ver a receita)

Para o custard

Ingredientes

  • 500 ml de leite
  • 30 gr de custard em pó
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

  1. Num tacho ponha o leite, junte o açúcar e mexa. Á parte misture o custard com um pouco de leite, para não formar grumos, quando for ao lume.
  2. Misture o custard no preparado anterior e leve ao lume baixo, mexendo sempre até engrossar. Assim que já esteja um pouco grosso, desligue o fogão e continue a mexer mais uns dois minutos. Tape com papel aderente e reserve.

Chantilly

Modo de Preparo

  1. Bata as natas numa batedeira elétrica, até que comecem a ficar grossas. Depois adicione uma colher de açúcar de cada vez sem parar de bater, até que fiquem em chantilly. Reserve e guarde no frigorífico até à hora de usar.

Para montar o trifle

  1. Numa taça de sobremesa em vidro, ou taças individuais, disponha o bolo em pedaços (o bolo deve ficar de um dia para o outro fora da embalagem). Misture o vinho madeira com a calda da cereja e regue o bolo de forma a que fique húmido.
  2. Disponha metades de cerejas por cima do bolo, a quantidade que deve usar fica ao seu critério e gosto pessoal. Cubra com o creme custard e tape cuidadosamente com papel transparente de cozinha. Leve ao frigorífico por 25 a 30 minutos.
  3. Passado esse tempo, adicione as natas batidas, de forma que cubra o creme custard, pode deixar um pouco “assimétrico”. Decore com metades de cerejas e leve ao frigorífico até à hora de servir.

 

2 thoughts on “Trifle de Cereja Simples”

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.