Tarte de Legumes em Massa Filó

A princípio a massa filó parece ser difícil de trabalhar, mas depois de apanhar o jeito é fácil. Quer saber alguns truques??

Este tipo de tarte ainda se torna mais fácil de trabalhar a massa! Um dos truques  é que a massa deve ser de qualidade, se não for ela vai-se rasgar na sua mão.

Deve evitar por os recheios (sejam eles quais forem) muito quentes, se não a massa vai amolecer e se tiver de dobrar torna-se complicado.

O truque que eu considero mais importante; em cada folha de massa que use ela deve ser pincelada, de preferência com ovo, mas poderá ser também com óleo ou água. Tudo depende do que for fazer com a massa.

Tarte de Legumes em Massa Filó

Ingredientes

  • 150 gr de bacon
  • 1 malagueta fresca (opcional)
  • sal e pimenta q.b
  • 2 cebolinha francesinha
  • 3 endívias pequenas
  • tomilho fresco q.b
  • 6 folhas de massa filó
  • 1 ovo + 1 ovo para pincelar
  • 5 cogumelos
  • 100 gr de creme fresco

Modo de Preparo

  1. Numa frigideira frite o bacon com a malagueta cortada em rodelas finas, deixe alourar. Assim que o bacon esteja dourado, junte a cebolinha cortada em rodelas. Se necessário juntar um fio de azeite.
  2. Deixe fritar um pouco, e adicione o vinho branco e deixe evaporar um pouco o álcool. Adicione a endívia cortada em juliana fina e os cogumelos finamente cortados.
  3. Deixe refogar com o fogão no mínimo, caso seja necessário acrescente um pouco de água. Tempere de sal e pimenta a gosto, junte o tomilho picado e  deixe refogar até estar cozido. Retire do fogão e deixe arrefecer.
  4. Assim que esteja morno, adicione um ovo previamente batido e o creme fresco, mexa até que fique tudo bem envolvido. Numa forma de tarte, de preferência com o fundo amovível, pincele ligeiramente com manteiga em volta da forma e do fundo.
  5. Ponha uma folha de massa filo e pincele com o ovo batido previamente. Ponha a seguinte folha e repita esta operação até acabarem, a última não é necessário pincelar, uma vez que vai usar o recheio.
  6. Verta o recheio (que deve estar frio ou morno) para a forma e comece a fechar da seguinte forma; dobre a primeira folha, (contando de dentro para fora), depois de fechada pincele com ovo e repita a operação até à última folha.
  7. Pincele esta última bem com o ovo, leve ao forno pré-aquecido  a 180ºC. até que fique cozida e douradinha. O tempo depende do tipo de forno que tenha!


Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

2 thoughts on “Tarte de Legumes em Massa Filó

  1. Adoro , adoro! Acho uma combinação perfeita.
    Também tenho hábito de fazer mas esta tenho que experimentar, também e com o bacon e o creme fresco fica uma refeição perfeita.
    Beijo
    Elsa

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.