Salada Russa de Natal

Salada que ganhou coração de russos e ucranianos, faz parte da ceia natalina e sempre presente nas festas de fim do ano. Esta é minha versão da salada….

Esta é uma salada russa simples e leve, para servirem no dia de Natal. Eu quis que a salada ficasse mesmo simples, por isso só usei os ovos, para acompanhar.

Salada russa é uma salada de legumes em cubos e outros alimentos associados com maionese. É chamada de “salada Olivier” na Rússia, Ucrânia, Irão e Estados Unidos.

Ao que consta, foi inventada no século XVIII, em Moscou, pelo chef belga Lucien Olivier, no restaurante Hermitage. A versão original era bem incrementada. Combinava com perdizes, cubos de gelatina, camarões, alcaparras e até trufas pretas laminadas. A maionese era emulsionada com mostarda, vodca, gema de ovo, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.

Salada Russa de Natal

Ingredientes

  • 100 gr de ervilha
  • 100 gr de milho
  • 50 gr de cogumelos
  • 150 gr de cenoura
  • 2 talos de aipo pequenos
  • 3 batatas médias
  • 4 colheres (sopa) bem cheias de maionese
  • sal q.b
  • 3 ovos

Modo de Preparo

  1. Coza a ervilha e o milho juntos, escorra a água e deixe arrefecer. Numa panela coza a cenoura e o aipo cortados em cubos pequenos, deixe cozinhar 5 minutos e acrescente os cogumelos e a batata também cortados em pedaços pequenos.
  2. Assim que estiver cozido, escorra os legumes e deixe arrefecer. Quando tudo estiver frio, tempere com sal refinado e misture bem para que absorva bem o sal. Misture a maionese e envolva bem.
  3. Agora a parte divertida… Numa forma de bolo , com o formato de um árvore (pode usar outra forma se quiser, ou nenhuma, fazendo num parto de servir). Se fizer na forma, forre-a com papel filme transparente.
  4. Em seguida ponha a salada na forma, e com a ajuda de uma colher, vá pressionando para que a salada fique bem “encaixada” na forma. Tape-a novamente com papel filme transparente, pressione novamente e feche.
  5. Leve ao frigorífico, até ao dia seguinte. No dia seguinte, desenforme a salada com cuidado. Decore com os ovos cozidos, cortados em quartos. Conserve a salada no frigorífico até à hora de servir. Pode decorar a seu gosto.

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

2 thoughts on “Salada Russa de Natal

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.