Salada de rúcula com palmito

Uma deliciosa salada de rúcula, tomate e palmito (que eu adoro). Para quem não sabe o que é palmito, eu explico no post o que é e qual a sua origem.

Palmito é o miolo da parte superior do caule da palmeira, de consistência tenra e cor esbranquiçada, comestível em várias espécies. Os dois tipos de palmito que conheço são: palmito de pupunha e palmito de açaí.

Palmito pupunha: Tem sabor suave, é fibroso com miolo macio e possui baixo teor calórico. Geralmente não escurece, pois não possui antioxidantes, ou seja, é ideal para saladas e pratos nos quais o palmito é servido cru.

Palmito açaí: Macio e suculento, esse palmito assemelha-se com o juçara. É nativo da Mata Atlântica e despontou no mercado quando o juçara entrou em ameaça de extinção. O palmito juçara ainda não experimentei.

Salada de rúcula com palmito

Ingredientes

  • 75 gr de rúcula
  • 2 tomates
  • 1 cebola pequena
  • 2 “cilindros” de palmito
  • Azeitona q.b
  • Tomilho fresco

Modo de Preparação

  1. Numa travessa coloque a rúcula no fundo, o tomate cortado em rodelas, à volta da travessa. Corte o palmito e coloque entre as rodelas do tomate.
  2. Corte a cebola em rodelas bem finas e disponha por cima da rúcula. Coloque as azeitonas em volta  da salada.
  3. Disponha folhas de tomilho fresco por cima da salada. Reserve no frigorífico até à hora de servir. Tempere com azeite, sal e vinagre ao seu gosto.

O Pecado da Gula :Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​