Risotto de Pêra e Gorgonzola

O queijo gorgonzola faz uma maravilhosa combinação com a pêra. O contraste dos sabores doces e salgados da dupla transforma o risotto num acompanhamento marcante ideal para carnes vermelhas. Mas, sozinho, ele também é uma festa.

Risotto de Pêra e Gorgonzola

Ingredientes

  • 2 pêras
  • 2 chávenas (chá) de arroz arbóreo
  • sumo de ½ limão
  • 2 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ cebola picada
  • ½ chávena (chá) de vinho branco seco
  • 1,5 litro de caldo de galinha ou legumes
  • 4 colheres (sopa) de queijo parmesão
  • sal e pimenta q.b
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

  1. Numa panela, leve o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Descasque as pêras e corte-as em cubos mais ou menos de 1 com. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o sumo do limão, para que as pêras não escureçam. Misture bem e reserve.
  1. Pique a cebola bem fininha. Leve uma panela ao fogo médio e, quando aquecer, coloque uma colher de sopa de azeite. Junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até ficar transparente. Tempere com pimenta e sal a gosto.
  1. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar. Quando o vinho secar, coloque uma concha de caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo médio-alto.
  1. Acrescente à panela do risoto o queijo gorgonzola e as pêras escorridas e misture bem. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos devem estar ainda al dente, ou seja, ainda durinhos. Porém se ainda estiverem muito crus, continue  cozinhando por mais 1 minuto.
  1. Se necessário, junte mais um pouco de caldo e mexa bem. na última adição de caldo, não deixe secar completamente, ou o resultado será um risoto ressecado. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, sem misturar e tampe a panela.
  1. Neste ponto as pessoas já deve estar à mesa. Verifique o sabor, se necessário adicione mais sal e pimenta. Misture o queijo parmesão vigorosamente, divida o risoto em quatro pratos e sirva imediatamente.

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

2 thoughts on “Risotto de Pêra e Gorgonzola

    1. Oi, Jenifer! Obrigado por comentar no meu cantinho. O risoto ficou uma maravilha, ideia da Rita Lobo. Conhece os livros dela? Eu tenho O Panelinha a 5º edição. Amo esse livro..Se gosta de cozinharm, recomendo. Beijinhos

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.