Pavê de Bolacha Negra com Queijo Mascarpone

O natal está a aproximar-se e com ele vêm as guloseimas, muitos doces típicos do natal como rabanadas,filhoses, aletria entre outros. Este pavê apesar de não ser um doce típico de nata, com certeza que também ficará bem em qualquer mesa. 

Read More

Bolinhos de Bolina ou Bilharacos

  Este doce eu sempre conheci por bilharacos, mas tem quem chame de bolinho de bolina, velhadas. São feitos com abóbora-menina, podem ser de uma textura mole, ou um pouco mais dura, podem levar frutos secos, ou simples, depende da região.  

Read More

Aletria bem cremosinha

A aletria é um doce tradicional do Natal, que pode ser servido também em outras ocasiões como sobremesa, ou seja sempre que der vontade de comer. 💙Se quiser que ela fique mais dura, reduza um pouco na quantidade do leite, mas não esqueça depois de fria ela fica mais consistente.

Read More

O meu Panetone caseiro

Como todos sabemos o Pantenote é um doce tipico Italiano e bem mais fácil de fazer. Na receita que que vi na net, dizia para pincelar com ovo, e o que eu fiz, geralmente não se pincela com ovo. No natal vou voltar a fazer sem duvida, mas sem pincelar. Eu não fiz a receita […]

Read More

Pudim de Panetone Caramelizado

  A receita original é feita com croissant, que já está um pouco “velho”. Eu fiz com panetone que tinha guardado no congelador ainda do Natal, ficou muito bom. Este é um pudim diferente do que estamos habituados, ora não fosse um receita da Nigella Lawson.

Read More

Formigos ou Mexidos de Natal

Mexidos de Natal – Formigos é um doce de travessa português típico do Natal minhoto e trasmontano composto basicamente de xarope de açúcar, fatias de pão ou pão-de-ló, amêndoas, corintos, ovos, vinho do Porto e canela. Existem diferentes receitas de mexidos, a receita que vos apresento é de Ponte de Lima. Podem servir em travessa […]

Read More