Receita de Pão Fácil – Desafio Mensal

Esta receita de pão fácil é mesmo, e fica um pão super fofo e gostoso. Confesso que fazer pão não é a minha especialidade, mas com esta receita ficou super bem. Receita de pão fácil foi a receita que escolhi para o desafio. Mais um mês passou e já estamos no dia 25, dia do desafio mensal no grupo Cantinho das Cozinheiras. Este mês foi escolhida a página  Les gourmandises de Sara , da Sara da Silva. Obrigado Sara pela partilha.

Receita de Pão Fácil – Desafio Mensal

Ingredientes

  • 750 gr. de farinha
  • 630 ml de água morna
  • 8 gr. de sal
  • 7 gr. de fermento em pó para  pão

Modo de preparar

  1. Colocar a farinha num alguidar ou tigela. Abrir um buraco no meio, e colocar de um lado o fermento e dou outro o sal (não juntar os dois)
  2. Junte a água morna, e com uma colher de pau mexer bem até ficar bem envolvido. Fica uma massa mole e pegajosa.
  3. Cubra  e deixe ficar cerca de 1 hora e 30 minutos num lugar quente. Eu segui o conselho da Sara e pus no forno com uma caneca com água quente ao lado.
  4. Pré-aqueça o forno a 190ºC. Entretanto coloque a massa em cima da bancada, com bastante farinha. Forme bolinhas (enfarinhe as mãos várias vezes para  a massa não colar).
  5. Coloque as bolinhas num tabuleiro  polvilhado com farinha. Leve ao forno cerca de 20 minutos.

Truque: Ponha no forno um tabuleiro ou caneca com um pouco de água, para vaporizar o pão. Assim o pão irá ficar mais crocante e dourada.

Dica: Logo que você coloca o pão no forno, os gases dentro do pão (resultado da fermentação) vão expandir, fazendo com que o pão cresça, e as bactérias do fermento vão fazer o último esforço de trabalho antes da morte inevitável. Mas se o forno estiver cheio de vapor, a superfície do pão continuará macia por mais tempo, permitindo que o pão continue a crescer mais um pouco

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.