Receita de Caldo de Cabeça de Camarão Fácil

No domingo para o almoço fiz um arroz de mexilhão e camarão, ainda esta semana sai a receita no blog. Para fazer o arroz não usei as cabeças do camarão, de forma que resolvi fazer um caldo, que usarei mais tarde num risotto, ou nun creme de marisco por exemplo.

O caldo é super fácil de fazer, e aproveitam ao máximo o sabor do camarão. Eu optei por congelar o caldo todo num recipiente só, porque irei usar mais tarde todo e não preciso ocupar tanto espaço no congelador.

Sugestões: Podem guardar num frasco no frigorífico, caso pretendam usar no dia seguinte, eu não arrisco ter marisco mais do que um dia no frigorífico.

Podem congelar todo de uma vez no mesmo recipiente e quando precisarem retirem e deixem descongelar no frigorífico até quando forem usar.

Podem ainda congelar em cuvetes de gelo, ou em sacos de congelação para gelo. Assim vão usando conforme o que precisarem.

Sugestão para uso: risottos, cremes, arroz, açorda, recheio para rissóis.

Como fazer

Coza o camarão em um litro de água, tempere com sal e pimenta por 20 minutos em fogo médio. Quanto maior a quantidade de cabeças, maior a quantidade de água claro.

Depois de cozido, deixe arrefecer um pouco e vire tudo no liquidificado, se for muita quantidade divida em duas vezes. Triture tudo e passe para um coador de rede fina.

Deixe escorrer bem o caldo e com a ajuda de uma colher, esprema a polpa para sair o restante caldo que ainda existe na polpa. Desculpem mas sem quer eliminei a foto do camarão no liquidificador.

Por último passe o caldo para um recipiente, por exemplo um caixa plástica como a que está na foto. Pode também ser num frasco se pretender guardar no frigorífico, ou em cuvetes de gelo.

2 comentários em “Receita de Caldo de Cabeça de Camarão Fácil

  1. Excelente post 🙂
    Também faço caldos como forma de aproveitamos. Carcaças de frango, a cabeça de um peixe que pedi para fazer filetes e as cabeças e cascas de camarão tal como mostras aqui. Acho que é no aproveitar que está o ganho e nenhum outro caldo se compara aos caseiros 🙂

    Mais uma vez parabéns, está um post 5 estrelas.
    Um beijinho
    Cláudia Ralha

    • Olá Cláudia, seja bem vinda! Obrigado pelo seu comentário e a sua visita ao meu blog.
      Hoje em dia e cada vez mais, não podemos e nem devemos desperdiçar comida. E os caldos já prontos que compramos no supermercado não são de todos saudáveis. Beijnhos

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: