Pudim de Maçã – Cantinho das Cozinheiras

Hoje é dia do desafio mensal no grupo Cantinho das Cozinheiras, o blog escolhido deste mês foi o blog Guloso qb da autora é a querida Carla Ramalho. A receita escolhida foi Pudim de maçã. Obrigado, Carla por partilhares receitas tão boas.

Adorei o pudim tanto que o fiz duas vezes! A alteração que fiz foi só em relação ao caramelo…. fiz da forma tradicional, talvez por isso quando o desenformei ele não ficou 100% bonito. Mas como o mais importante é o sabor e esse estava todo lá.

Pudim de Maçã – Cantinho das Cozinheiras

Ingredientes

  • 900g de maçã
  • 4 ovos
  • 100ml de leite
  • 90g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de farinha
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • caramelo líquido qb

Modo de Preparação

  1. Descasque a maçã e corte em cubos. Leve a cozer com um pouco de água até que esta fique macia. Escorra e triture com a varinha mágica. Unte uma forma de pudim com o caramelo líquido e reserve.
  2. Bata os ovos com o açúcar, a farinha, o leite, a canela e o puré de maçã. Verta para a forma e tape-a muito bem. Coloque-a na panela de pressão com água até cerca de 1/3 da forma e depois da panela começar a  apitar, conte 30 minutos.
  3. Deixe arrefecer na panela e depois de frio, guarde no frigorífico de preferência até ao dia seguinte. Desenforme e sirva.

Nota: Se não tiver panela de pressão, pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque um tabuleiro com água no forno e coloque a forma do pudim, destapada, para cozer em banho-maria. Deixe cozer cerca de 45 minutos a 1 hora e faça o teste do palito para confirmar se está cozido.

Como tinha dito anteriormente, não usei o caramelo líquido porque não encontrei no supermercado. Certos ingredientes são um pouco difíceis de encontrar cá à venda, fiz então da forma tradicional.

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

2 thoughts on “Pudim de Maçã – Cantinho das Cozinheiras

  1. Ai Rosinha que este pudim está fantástico. Fico muito feliz que tenhas gostado e ainda mais, repetido. O aspecto não podia ser melhor e eu não me importava nada de comer uma fatia agora, mesmo a esta hora da noite ^_^

    1. Bom dia Carlinha! Obrigado pela carinho, é um pudim a repetir mais vezes.
      Agora quero tentar novamente a tua panacotta de chocolate, que fiz e sim essa é não desenformou nada bem mas ficou muito gostosa. Beijinhos

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.