Pignolata ou Cicerchiata-Desafio de Carnaval

pignolata doce

Pignolata ou Cicerchiata são exatamente o mesmo doce, o nome muda conforme a região de Itália. Mais um desafio superado no grupo O Cantinho das Cozinheiras.

Eu faço parte do grupo que mencionei acima, e desta vez a Telma administradora do grupo lançou um desafio. Este é um desafio relacionado com o Carnaval Italiano Assim sendo, neste desafio temos de fazer uma ou mais receitas relacionadas com o tema.

Na receita original diz para usar grappa (tipo um bagaço) ou sambuca (um licor), no entanto não tinha nenhum dos dois e assim sendo usei marsala.  A minha receita escolhida foi a pignolata ou Cicerchiata, podem ver a receita original neste link.

O struffoli, ou cicerchiata, são doces de carnaval fritos, muito fáceis de preparar. No entanto estes doces tradicionais são difundidos em muitas regiões da Itália com nomes diferentes, por exemplo em Abruzzo e no Marche (Cicerchiata), na Sicília (Pignolata), na Campania (Struffoli).

Pignolata ou Cicerchiata-Desafio de Carnaval

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 500 gr de farinha
  • 40 gr de manteiga
  • 40 gr de açúcar refinado
  • 1 colher (sopa) de marsala
  • raspa de 1 limão
  • 1 pitada de sal
  • 1-2 colheres (sopa) de água (opcional)
  • 525 gr de mel
  • óleo de canola para fritar
Modo de Preparo
  1. Em primeiro lugar, coloque em uma tigela grande a farinha, manteiga, açúcar, ovos, raspas de limão, sal e a marsala misture.  bem para formar uma massa firme. Se estiver muito seco, adicione a água, 1 colher de sopa de cada vez. Cubra com filme plástico e descanse na geladeira por 30 minutos.
  2. Retire a massa da geladeira e dê forma de “corda” com cerca de 1,5 cm de espessura. Corte cada corda em um quadrado e enrole-a para lembrar um grão de bico. Logo depois, encha uma panela média-pesada com óleo e aqueça em fogo médio-alto. Teste-o deixando cair um pedaço de massa: se chiar imediatamente e ficar dourado em 15 segundos, o óleo está pronto. Abaixe a chama se achar que seu óleo está muito quente.
  3. Entretanto, frite as bolas por 2 a 3 minutos ou até dourar. Retire com uma escumadeira e escorra em uma bandeja forrada com toalhas de papel. Assim que todas as bolas estejam fritas, aqueça o mel em uma panela média até que ele se torne uma consistência de vazamento.
  4. Adicione as bolas fritas ao mel e mexa com cuidado até ficar bem coberto. Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos na panela, mexendo de vez em quando. Coloque um copo ou xícara oleada no meio de uma travessa grande e, em seguida, monte as bolas com mel ao redor do vidro na forma de um anel.
  5. Em seguida deixe o cerchiata por cerca de 3-4 horas, em seguida, retire o copo ou xícara para revelar o buraco vazio no meio. Sirva como está ou decorado com sua escolha de nozes, frutas cristalizadas ou granulado. No entanto eu optei por formar um “monte” e decorar com chocolate granulado.

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.