Pão de ló de Alfeizerão

Hoje é dia de desafio “A cozinhar com…” e a sorteada foi a Ana G. Neves mentora do blog Recanto com Tempero. A escolha foi bem difícil….

Como disse foi uma escolha difícil, porque no blog da Ana encontram-se receitas de lamber os beiços e os dedos. Finalmente escolhi uma das receitas mais simples, não por ser simples, mas porque adoro este tipo de pão de ló.

Fiz e escrevi a receita totalmente na íntegra, deixei cozer 10 minutos, por achar que com 8 minutos ainda estava demasiado húmido (por causa do tipo de forno). Adorei o pão de ló, apesar de achar que o meu ficou um pouco mais baixo que o da Ana.

Pão de ló de Alfeizerão

Ingredientes

  • 6 gemas
  • 2 ovos inteiros
  • 100g de açúcar
  • 50g de farinha de trigo para bolos com fermento
  • papel vegetal ou papel almaço

Modo de Preparação

  1. Bata os ovos inteiros, as gemas e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado (cerca de 10 minutos na batedeira). Entretanto pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Forre uma forma pequena redonda e sem buraco com papel vegetal ou papel almaço (forrei uma forma de 20 cm de diâmetro com papel vegetal).
  3. Peneire a farinha diretamente para o creme e envolva com uma colher de pau ou com um fouet, em movimentos circulares de cima para baixo. Deite o preparado na forma forrada.
  4. Leve ao forno, na posição mais baixa, entre 7 a 10 minutos consoante o quiser mais ou menos húmido (7 minutos ficará mais semelhante ao original; eu deixei 8 minutos e ficou húmido q.b.). Depois retire do forno e sirva no dia seguinte.

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.