Pão de Banana Saudável e Vegan

pão de banana – ou melhor, o famoso ‘banana bread’ – não podia estar mais na moda nas redes sociais. Por isso, não podia esperar para experimentar uma receita… e fiquei agradavelmente surpreendida! Em primeiro lugar, já sabem que gosto de receitas que nos permitam aproveitar fruta, quer sejam laranjas demasiado amargas, sejam bananas excessivamente maduras. Mas há mais! Uma vez uma nutricionista disse-me que podia tornar os bolos mais saudáveis se usasse puré de maçã ou puré de ameixa para espessar em vez da farinha e dos ovos.

No caso deste bolo de banana madura, o “puré” acaba por substituir os ovos. Digam lá se não é óptimo para quem não resiste a “rapar” a taça? E perfeito para o tempo quente? Além disso, sem os ovos esta receita é apta para vegetarianos! Enfim, só resta cozinhar e provar. Eis a receita.

Pão de Banana Saudável e Vegan

Ingredientes

  • 60 ml de óleo vegetal
  • 3 bananas maduras
  • 60 ml de leite vegetal (usei leite de coco, mas também pode ser de amêndoas)
  • 100 gr de açúcar mascavo
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 250 gr de farinha
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de fermento

Modo de Preparar

  1. Desfaça as bananas com um garfo. Misture o açúcar mascavo, o óleo, a baunilha e o leite e mexa até ficar homogéneo.
  2. Deite a farinha, o fermento, o sal e a canela e continue a mexer até ficar espesso. Se desejar, decore com algumas fatias de banana.
  3. Ponha numa forma untada ou anti-aderente e leve ao forno durante 45 minutos a 180ºC. Caso o pão ainda não esteja cozido, tape com papel de alumínio e deixe cozer mais 10 ou 15 minutos, ou até estar cozido.

Parece-me uma receita saudável e um bom lanche para comer a meio da manhã ou a meio da tarde. Digam-me como correu! Se estiverem à procura de mais receitas saudáveis, sugiro que procurem nutricionistas no Porto e nutricionistas em Lisboa que podem ajudar a vossas famílias a ter um estilo de vida mais saudável.

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.