O que são leguminosas? Parte 2

Já falamos o que são leguminosas e para que servem, as vantagens de adiciona-las com mais frequência na nossa alimentação.
Hoje vou vos mostrar, alguns tipos de leguminosas. Quais são as características das leguminosas.  
Os frutos de uma planta leguminosa são sempre vagens. Essas vagens contêm as sementes da planta.

O que são leguminosas? Parte 2

Aviso: todas as fotos foram retiradas da internet. Fonte Google Imagens

 

Rebentos de mungos

Os rebentos de mungo possuem quantidades importantes de proteínas, bem como de vitaminas A, B (especialmente B12), C e E.

Geralmente uso-os em saladas, rolinhos primavera  ou em pratos asiáticos, e também em sopas asiáticas.

 

Favas

As favas são uma excelente fonte de energia. Contêm altos valores de proteína de origem vegetal e fibra alimentar. No que diz respeito aos minerais, as favas são ricas em potássio.

As favas embora seja um alimento que goste imenso, são as que menos utilizo e geralmente só para fazer sopa.

 

Ervilhas

As ervilhas são ricas em água e fibra alimentar o que faz com que apresentem um valor calórico reduzido. Apresentam baixo teor em gorduras  Estudos recentes colocam estas pequenas bolinhas verdes como uma fonte de ómega-3.

As ervilhas são as que mais utilizo, e compro-as sejam frescas (menos comum na Holanda), congeladas, secas ou em lata. Uso para fazer sopas, com frango, carne, menos frequente em saladas.

 

Grão de Bico

O grão de bico tem um alto teor de fibra,  no entanto o grão de bico tem naturalmente um baixo teor de sódio, apesar das variedades enlatadas poderem ter níveis mais elevados.

Adoro comer um bom parto de Rancho à Portuguesa, já fiz uma salada de Polvo com Grão de Bico ver receita Aqui

Mais leguminosas

 

Feijões

Muitas são as variedades de feijão disponíveis , apesar das suas diferenças de cor, tamanho e utilização, os feijões têm um conjunto de benefícios e nutrientes comum. São ricos em hidratos de carbono e proteínas de origem vegetal, uma boa fonte de fibra alimentar, vitaminas

Os tips de feijão mais usados aqui em casa são o feijão vermelho,branco e preto. O feijão preto costumo fazer Feijoada à Brasileira, refogado para acompanhar com churrasco. Os brancos e vermelhos em feijoadas, sopas, arroz, e por vezes em saladas.

 

Feijão frade

A maioria dos grãos têm cerca de 2 a 3 % de gordura, e não contém colesterol, a menos que sejam processados ​​ou preparados com outros ingredientes.

A não ser que se coma o feijão só cozido, só com água e sal, de uma forma geral o feijão frade é sempre preparado com outros ingredientes. Confiram d receitas minhas preparadas com feijão frade, basta clicarem nos links.

Sopa de couve com feijão frade

Salada de feijão frade e ovo

 

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: