O que são as leguminosas! Parte 1

 

As leguminosas fazem parte da nossa alimentação diária ou quase diária. Mas o o que são leguminosas? Que tipo de leguminosas existem? Esta é a primeira parte sobre o que são leguminosas.

Não percam amanhã a segunda do tema, onde irei falar sobre os tipos de leguminosas que existem.

 

O que são as leguminosas! / Parte 1

As leguminosas têm a capacidade de retirar nitrogénio do ar e fixá-lo nas suas raízes, enquanto todas as outras espécies o retiram dos solos.

Algumas leguminosas são utilizadas na alimentação, outras apenas em terras de pousio. Algumas nascem em árvores ou arbustos, outras são plantas rasteiras com apenas 10 centímetros de altura.

Desde os tempos mais antigos da agricultura que as leguminosas são cultivadas pelo ser humano. Existe um grande número de leguminosas, como é o caso das diferentes variedades de feijão, grão de bico e ervilhas.

As leguminosas promovem a agricultura sustentável (o seu cultivo fertiliza os solos) e contribuem para a mitigação e adaptação às alterações climatéricas.

 

  1. As leguminosas têm a capacidade de retirar nitrogénio do ar e fixá-lo nas suas raízes, enquanto todas as outras espécies o retiram dos solos.
  2. Os frutos de uma planta leguminosa são sempre vagens. Essas vagens contêm as sementes da planta.
  3. A sua raiz é composta por um veio principal de onde crescem pequenas raízes laterais. Essa raiz principal pode atingir 1,50 metros de profundidade.

Como Preparar as leguminosas

A maioria das leguminosas pode ser comprada seca, para ser demolhada e preparada em casa, ou já cozinhada e conservada em frasco ou lata. Algumas leguminosas podem ainda ser encontradas  ultra congeladas (como é o caso das favas e das ervilhas) e preparadas como se de um produto fresco se tratasse. 

 

Leguminosas Secas

As leguminosas secas devem ser demolhadas antes de serem preparadas. Quando as cozinhar, certifique-se que coloca bastante água fresca no recipiente de cozedura, uma vez que as leguminosas aumentam consideravelmente de volume depois de confeccionadas. A água da demolha não deve ser aproveitada para o processo de cozedura.

Leguminosas em lata ou frasco

As leguminosas adquiridas em lata ou frasco têm por vezes níveis de sódio (sal) superiores aos recomendáveis. Assim, antes de as adicionar aos seus cozinhados, é conveniente passá-las por água, para retirar o excesso de sal.

Eu geralmente só uso desta forma em último caso, prefiro muito mais as secas. A forma de conservação é outra, além disso aproveito sempre para cozer em maior quantidade e depois congelar.

Leguminosas congeladas

As leguminosas congeladas são uma excelente opção para ter um produto “fresco” sempre pronto a preparar. Cozinhe-as sem descongelar, respeitando os tempos de cozedura indicados na embalagem.

 

 

 

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: