O Meu Cozido à Portuguesa

Cozido à Portuguesa..Prato tradicional

O nosso cozido à portuguesa é um prato tradicional português. Este prato tão típico, leva uma variedade de ingredientes enorme, desde carne até aos legumes.

Este prato é preparado com muitos ingredientes, por exemplo com carne de porco, carne de vaca, galinha, chouriços, couves, batatas e cenouras. No entanto algumas receitas levam também ainda feijão branco.

Pode também fazer este cozido pode ser feito de acordo com o gosto pessoal de cada um, por exemplo; usar só carne de vaca, galinha, chouriço e os legumes, pode por exemplo, trocar a couve lombarda por couve portuguesa ou couve coração.


O Meu Cozido à Portuguesa

Ingredientes

  • 1 orelha pequena defumada
  • 2 pés de porco pequenos
  • ½ frango do campo
  • 500 gr de carne de vaca
  • 170 gr de toucinho defumado
  • 1 morcela
  • 1 farinheira
  • 1 couve coração pequena
  • 2 cenouras médias
  • 3 batatas médias

Modo de Preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque na panela de pressão a orelha inteira, os pés de porco, a carne de vaca, e o frango. Em seguida encha a panela com água e leve a cozer em lume médio. Assim que a panela de pressão começar a apitar, deixe cozinhar por mais ou menos por 15 minutos.
  2. Desligue o lume, espere que esfrie um pouco e possa abrir a panela. Verifique se as carnes estão cozidas, se não estiverem feche a panela e leve novamente ao lume.
  3. Assim que as carnes estejam cozidas,corte-as e reserve na panela para se manter quente, com o lume no mínimo. Depois, em outra panela grande, ponha o toucinho, a farinheira, as cenouras e leve ao lume médio a cozer por uns 10 minutos, mais ou menos.
  4. Em seguida, ponha as batatas cortadas no meio, a couve coração e a morcela, deixe ficar até que esteja tudo cozido. De vez em quando verifique, com a ajuda de um garfo, se os legumes já estão prontos.
  5. Por último, corte as carnes em pedaços, e disponha numa travessa ou pirex. Em seguida numa outra travessa disponha as cenouras, as batatas e a couve, e sirva acompanhado de arroz branco.

Nota: Os tempos de cozedura variam um pouco conforme a qualidade dos ingredientes.

Podem seguir-me no Instagram e no Facebook


Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.