O Bacalhau com Broa e Espinafres

Esta receita de Migas de Bacalhau, como se chamava no Minho, está num livro de receitas e despesas do Convento de Santa Clara de Caminha.

 

O Bacalhau com Broa e Espinafres

Ingredientes:

  • 4 postas de bacalhau (ou bacalhau desfiado)
  •  3 cebolas grandes
  • 250 g de broa de milho
  •  200 g de espinafres ou grelos
  • 1 dente de alho
  • azeite q.b.
  • 1 folha de louro

Modo de preparo:

  1. Comece por cozer as postas de bacalhau, desfiando-as em seguida.
    Numa frigideira, coloque as cebolas cortadas em fatias, o dente de alho esmagado e uma folha de louro.
  2. Regue bastante com azeite e deixe alourar bem em lume brando, até que as cebolas fiquem moles e ligeiramente douradas. Tempere com um pouco de sal (atenção que o bacalhau já é normalmente salgado) e pimenta.
  3. Enquanto as cebolas alouram, desfaça a broa em bocados e pique tudo até ficar com um granulado. Retire o louro e o dente de alho da frigideira e junte às cebolas o bacalhau desfiado.
  4. Coloque um pouco mais de azeite se verificar que a mistura está muito seca. Envolva bem e junte os espinafres ou grelos, cozidos. Se preferir, pode usar daqueles sacos de folhas de espinafres prontos a cozinhar. Ponha as folhas numa frigideira, sem qualquer gordura, e deixe cozer ligeiramente e libertar o excesso de água.
  5. Misture bem a cebola, bacalhau e espinafres e retire do lume, colocando a mistura num recipiente que possa ir ao forno. Termine espalhando o granulado de broa por cima e regue com azeite.
  6. Leve ao forno pré-aquecido até o pão ralado ficar tostado. Sirva acompanhado de arroz branco, ou batata no forno se preferir.

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: