Mousse de chocolate e frutos vermelhos

A França é a mãe das mousses, daquelas de consistência quase mágica e “sabor de nuvem”. Esta é a minha versão de duas mousses em uma, ficou muito boa.

Mousse de chocolate e frutos vermelhos, uma boa combinação para quem gosta destes dois sabores. Há muitas versões de mousse, porque não combinar!!!

Podemos preparar mousses a partir praticamente de todos os ingredientes; quer sejam doces ou salgados. Basta acrescentar claras batidas em castelo ou natas batidas. A mousse é um prato leve e pode ser servido como entrada, no caso das mousses salgadas, no caso das mousses doces, uma deliciosa sobremesa.

Mousse de chocolate e frutos vermelhos

Para a mousse de chocolate

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 100 gr. de chocolate (70% cacau)
  • ½  colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparação

  1. Numa taça ponha o chocolate partido com a manteiga e leve  a derreter em banho maria. Mexa de vez em quando para dissolver bem o chocolate. Retire do banho maria e deixe arrefecer ligeiramente.
  2. Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas até ter aumentado de volume  e restar bem cremoso. Em seguida misture o chocolate, que deve estar morno e envolva bem na mistura dos ovos e do açúcar.
  3. Bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente, de preferência com uma espátula. Misturando de baixo para cima, de forma a que as claras não percam o ar.
  4. Passe a mousse para uma taça ou taças individuais e leve ao frigorífico, até estar sólida o suficiente para pôr a mousse de morango por cima.

Para a mousse de frutos vermelhos

Ingredientes

  • 100 gr. de  morangos
  • 150 gr. de frutos vermelhos
  • 3 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 folhas de gelatina incolor

Modo de Preparação

  1. Com um garfo esmague os morangos e os frutos vermelhos, reserve. Numa tigela com água ponha a gelatina a desidratar por 5 minutos.
  2. Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas até ter aumentado de volume  e restar bem cremoso. Em seguida misture os morangos e os frutos vermelhos. Adicione a gelatina e envolva bem.
  3. Bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente, de preferência com uma espátula. Misturando de baixo para cima, de forma a que as claras não percam o ar.
  4. Verta a mousse, por cima da mousse de chocolate e leve novamente ao frigorífico até solidificar. Na hora de servir, decore com raspas de chocolate. Bom apetite!

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​