Molho de Cogumelos da Rosinha

Os cogumelos são com frequência classificados de vegetais, no entanto pertencem ao grupo dos fungos. Muitos tipos de cogumelos crescem de forma selvagem. Sendo no entanto, que nem todos os cogumelos são comestíveis. Neste artigo podem ler mais mais informação sobre o assunto: Cogumelos comestíveis e venenosos: Aprenda a diferenciar

Eu adoro cogumelos e como estão disponíveis  durante todo o ano no supermercado, faz as minhas delícias. Os meu preferidos são os o shiitake e os portobello. Um dia destes quis fazer uns legumes gratinados no forno. Mas com um molho diferente daí que acabei por criar este delicioso molho. Vamos então à receita.

Molho de Cogumelos da Rosinha

Ingredientes

  • 150 gr. de cogumelos brancos
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • sal e pimenta q.b.
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 250 ml de água
  • 2 colheres (café) de coentros em pó
  • 2 colheres (sopa) de natas

Modo de Preparo

  1. Comece por lavar bem os cogumelos, em seguida triture-os num processador de comida. Se preferir pode também cortar-los em fatias finas.
  2. Num tacho derreta a margarina, assim que esteja derretida adicione a farinha e misture bem. Deixe cozinhar um pouco a farinha um pouco.
  3. Ponha um pouco de água e mexa bem, a farinha vai  engrossar mas fica com um aspecto cremoso. Vá acrescentando água aos poucos até ele ficar mais líquido.
  4. Use mais ou menos metade da água e nessa altura adicione os cogumelos, tempere de sal e pimenta. Deixe apurar por uns 10 minutos em lume brando e acrescente água conforme vai engrossando.
  5. Findo esse tempo, rectifique os temperos e acrescente as natas ao molho. Envolva bem as natas no molho, e deixe apurar mais um ou dois minutos sem deixar levantar fervura.

Nota: A grossura do molho deve ficar de acordo com o  que vai acompanhar. Por exemplo se for para gratinar legumes no forno deve ser mais fino, porque ao ir ao forno vai engrossar mais um pouco.

Se for para levar à mesa para servir com uma carne ou peixe, ou ainda para usar numa pasta à italiana deverá ser mais grosso.

 

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: