Massa Fresca Para Esparguete

Esta receita da massa vi num livro que tenho do Jamie Oliver, embora a receita seja para fazer lasanha, eu decidi fazer esparguete. Eu penso que não deve existir muita diferença  entre elas.

Já tinha experimentado algumas receitas de  massa fresca para fazer e nunca gostei muito delas, difícil de trabalhar mesmo na maquina de estender a massa. Gostei bastante dela, primeiro por ser bastante fácil de fazer, é uma massa de ovo e é também económica. A parte mais que demora um pouco mais é passar na máquina, mas não desistam, porque vale a pena.

 

Massa Fresca Para Esparguete 

Ingredientes

  • 200 gr. de farinha
  • 2 ovos grandes ou  4 gemas

Modo de preparo

  1. Coloque a farinha na bancada ou dentro de uma tigela e faça uma cova no centro. Bata os ovos e coloque-os na cova. Com as pontas dos dedos, trabalhe os ovos e a farinha até ficar tudo muito bem misturado.
  2. Pode obter o mesmo resultado se usar um robot de cozinha. Trabalhe rapidamente a farinha com os ovos até a mistura parecer pão ralado.
  3. Coloque-a na bancada e una-a depois com as mãos. Amasse bem para trabalhar o glúten, ou seja, a massa tem de ficar bem elástica para não amolecer quando for cozida.
  4. Não há nenhum segredo para amassar. Terá apenas de bater um pouco a massa com as mãos, esborrachá-la contra a bancada e voltar a dar-lhe forma, esticá-la e voltar a esborrachá-la . Estará pronta quando ficar lisa e macia. Embrulhe em película aderente e deixe repousar por 30 minutos no frigorífico.
  5. Se recorrer à maquina, verifique se está bem apoiada em cima de uma  bancada grande e limpa. Enfarinhe a bancada e agarre numa bola massa do tamanho de uma laranja grande, achatando-a com a ponta dos dedos.
  6. Coloque o selector da máquina na posição mais larga e passe a massa pelo rolo. Se começar a colar, enfarinhe-a um pouco mais. Coloque a máquina numa posição inferior e volte a passar a massa.
  7. Dobre a massa ao meio, volte a pôr o selector na posição mais larga e passe-a outra vez. Repita  a operação 5 ou 6 vezes.
  8. Passe a massa por todas as posições do selector, desde a mais larga à mais estreita. De cada vez que passar a massa, deve enfarinhá-la ligeiramente de ambos os lados.
  9. Nesta altura passei-a no selector para esparguete, mas podem também passar na do talharim que é um pouco mais larga.
  10. A massa demorou mais ou menos 10 minutos a cozer em fogo médio-baixo, mas o tempo de cozedura depende um pouco do gosto de cada um.

Nota: Se não tiverem máquina, podem fazer com o rolo da massa. Dá mais trabalho e esforço, porque a massa é mais difícil de estender. Estendam a massa com o rolo até que ela fique fina, depois enrolam no sentido do comprimento, e uma faca bem afiada cortem no sentido da largura tiras da largura que preferirem.

Nesta foto podem ver desde o inicio até ao fim da preparação. Foto 1 : a massa já pronta a ir ao frigorífico Foto 2 : a massa já depois de ter passado na máquina Foto 3: a massa já cozida (demorou mais ou menos 10 min) Foto 4: a massa que passei no azeite e orégano Foto 5: esparguete bolonhesa

 

2 comentários sobre “Massa Fresca Para Esparguete

  1. Nunca fiz massa nem tenho maquina.
    Sempre achei que dava muito trabalho mas, compro massa fresca.
    Depois de ver esta receita e a facilidade acho que começar a pensar no assunto da massa e da maquina.
    Beijinhos

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: