Legumes gratinados em molho de tomate

Esta é uma receita que pode ser feita para vegetarianos, para ovolactovegetarianos (nota sobre ovolactovegatarianos), e quem gosta simplesmente de legumes.

Aqui em casa gostamos e comemos bastantes legumes, não somos vegetarianos e nem temos nada contra quem é. Nós simplesmente gostamos muito mas muito de comer legumes de todas as formas.

Legumes gratinados em molho de tomate

Ingredientes

  • 3 cenouras médias
  • 1 pastinaca  pequena
  • 300 gr de feijão verde
  • 6 cogumelos médios
  • Molho de tomate Napoli (de compra)
  • Queijo para gratinar
  • 200 ml de água

Modo de Preparação

  1. Corte a cenoura em tiras, a pastinaca (cheróvia) em pedaços médios, os cogumelos no meio. Arranje o feijão verde, se forem grandes corte no meio ou em três conforme o comprimento do feijão.
  2. Coza os legumes em água e sal, começando pelos que demoram mais tempo. Pode cozer todos no mesmo tacho, ou se preferir coza separado. Depois de todos estarem cozidos, escorra a água e disponha os legumes já num recipiente de ir ao forno.
  3. Num tacho à  parte ponha quatro colheres generosas de molho de tomate Napolitano, de início adicione 100 ml de água e leve ao lume a ferver. Se necessário acrescente mais água, o molho deve ficar relativamente fino.
  4. Prove o molho para ver se necessita de sal, eu não adicionei sal nenhum, depende do gosto de cada um. Leve ao forno a 180ºC. por 5 minutos, retire do forno polvilhe generosamente com queijo e leve a gratinar.

 

Nota: O vegetarianismo tem diversas formas que são elas:

 

  1. VEGETARIANO ESTRITO – não consome nenhum tipo de carne, ovos, mel, laticínios e produtos que incluam derivados animais entre os ingredientes, como gelatina, albumina, proteínas do leite, alguns corantes e espessantes.
  2. LACTOVEGETARIANO – não consome nenhum tipo de carne nem ovos, mas utiliza laticínios.
  3. OVOVEGETARIANO – não consome nenhum tipo de carne nem laticínios, mas utiliza ovos.

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.