Golabki – Couve Recheada com Carne

golabki- couve recheada

Golabki, quando fiz em casa pela primeira vez este prato, resolvi dar um “toque” mais apurado a este golabki, e esta é a minha versão.

Golabki é o nome polaco, de um prato típico na cultura da Europa Central. Aprendi a preparar este prato com uma amiga, mas adaptei um pouco ao meu gosto. Eu tenho uma paixão pela culinária polaca, e quero em breve trazer-vos mais algumas receitas sobre este país.

Quando experimentei pela primeira vez, em casa dessa minha amiga, este prato até gostei bastante, no entanto o tempero deste prato é diferente do que eu estou acostumada. Sendo os temperos da culinária Polaca diferentes (pelo menos, os pratos que experimentei), não são tão apurados quanto os nossos.

Golabki – Couve recheada com Carne

Para o recheio

Ingredientes

  • 300 gr de carne moída
  • 1 cebola pequena
  • 1 talo de aipo
  • 50 gr de espinafre fresco
  • 50 ml de vinho branco
  • 2 colheres (café) de molho soja
  • 2 colheres (sobremesa) de molho inglês
  • coentros a gosto
  • sal e pimenta q.b.
  • arroz branco pronto q.b

Modo de Preparo

  1. Comece por pôr  a carne num tacho e leve ao lume médio-baixo, assim que a carne começar a ter alguma cor, reduza o lume para o mínimo. Deixe fritar a carne por uns 2 minutos, se a carne tiver muita gordura, retire um pouco do excesso da gordura.
  2. A seguir adicione a cebola picada e deixe refogar um pouco, depois harmonize com um pouco de vinho branco. Depois tempere com sal e pimenta, com o molho de soja e com o molho inglês, acrescente um pouco de água e deixe apurar.
  3. Entretanto corte o aipo em pedaços pequenos e acrescente ao refogado, deixe cozinhar até que o aipo esteja quase cozido. Assim que o aipo esteja quase pronto, adicione os espinafres cortados e os coentros picados.
  4. Por último, acrescente o arroz branco e envolva tudo muito bem. No entanto o molho deve ficar quase seco, para que seja mais fácil enrolar com a couve.

Couve

  1. Vai precisar de 8 folhas de couve lombarda. Retire a parte mais grossa do “talo”, e em seguida num tacho dê uma pré cozida nas folhas das couves. No entanto, não devem ficar nem demasiado cozidas ou cruas.
  2. Coza as folhas, uma por uma de preferência. Assim que estejam no ponto certo, ponhas em água fria, para que se mantenham verdes.
  3. Passado uns dois minutos, escorra a água e limpe-as com um pano seco e limpo. Reserve

Para o molho de tomate

Ingredientes

  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) azeite
  • 50 ml de vinho branco
  • sal e pimenta q.b
  • 300 ml de água
  • 500 ml molho de tomate
Modo de Preparo
  1. Num tacho ponha a fazer um refogado com o azeite, com a cebola picada e com os alhos também picados. Assim que a cebola esteja translúcida, adicione o vinho e deixe harmonizar por uns minutos.
  2. A seguir acrescente o molho de tomate e tempere com sal e pimenta, deixe apurar por 5 minutos em lume baixo. Aos poucos acrescente a água, até que o molho tenha uma consistência média, ou seja nem muito grossa e nem demasiado fina.
  3. Por último verifique se o molho está bom de tempero, e deixe apurar lentamente com o lume no mínimo. Enquanto isso vá recheando a couve, da seguinte forma, abre a folha da couve que pré-cozeu previamente.
  4. Em seguida, coloque o recheio da carne com o arroz e, depois dobre a folha da couve em quatro, como se fosse um embrulho. Por último feche as couves com um palito ou com fio, repita a mesma operação nas restantes folhas de couve.
  5. Assim que tenha terminado com essa parte, ponha as couves já recheadas a terminar de cozer no molho de tomate. Assim que as couves estejam cozidas, sirva acompanhada com uma boa salada.

Nota: Não recheei demasiado as folhas de couve, porque ao cozeram vão inchar um pouco e podem rebentar. Se caso lhe sobre recheio de carne, pode aproveitar para fazer bolinhas e levar ao forno a gratinar, Se necessário, adicione um pouco mais de arroz ou de pão ralado para que possa formar as bolinhas.

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

2 thoughts on “Golabki – Couve Recheada com Carne

  1. Eu também adoro experimentar pratos novos. Tu andas pela Polónia e eu tenho andado pela Roménia. Julgo ter visto nos livros cá de casa uma receita assim mas tinha outro nome (lá está, deve ser comum em vários países mas mudam o nome em cada um desses). Vou levar a sugestão comigo.

    1. Olá Carla, obrigado pelo comentário!
      Sei que este prato é feito em vários países, na Ucrânia chama-se holubtsi.
      Eu adoro a culinária Polaca, já trabalhei com muitas pessoas de origem polaca e tenho um casal amigo, e foi com essa amiga que aprendi. Beijinhos

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.