Gnocchi de Abóbora em tamanho grande

Gnocchi é um prato bastante trabalhoso para preparar,e estes gnocchi de abóbora foram ainda mais trabalhosos. Acabei por me enrolar um pouco com o tempo, como já estava um pouco tarde optei por fazer em tamanho maior.

Tinha abóbora no congelador que eu precisava usar, já fazia algum tempo que lá estava. Tinha 3 kg de abóbora que depois de cozida e escorrida rendeu 820 gr., fiz para o jantar e para congelar.

Convém que a abóbora fique mesmo bem escorrida, no lugar de farinha de trigo usei fécula de batata. Aprendi a fazer Kluski (culinária da Polónia) com uma amiga, onde ela usava a fécula de batata e a textura era muito macia. Se  for a pensar bem a Kluski e o Gnocchi são muito parecidos.

Gnocchi de abóbora em tamanho grande

Ingredientes

  • abóbora
  • 1 ovo
  • fécula de batata q.b.
  • farinha de trigo para enrolar
  • sal q.b.

Modo de Preparação

  1. Coloque a abóbora bem escorrida numa taça, o ovo e tempere com sal, misture tudo muito bem. Em seguida faça uma cruz no preparado e retire um quarto da massa, para uma taça e reserve.
  2. Encha essa falha com a fécula de batata de forma que fique um pouquinho mais alta que a restante massa. Pegue na restante massa de abóbora e junte à restante, amasse tudo.  A massa não deve ficar demasiado dura, mas também não pode ficar demasiado mole.
  3. Caso esteja demasiado mole acrescente mais um pouco de fécula de batata até atingir o ponto. Numa superfície polvilhada com farinha e com as mãos enfarinhadas, faça cilindros finos e corte em pedaços de aproximadamente 2 cm, em forma de losangos.
  4. Coloque os pedacinhos em uma assadeira polvilhada com bastante farinha e envolva-os para que não colem. Coloque uma panela com água no fogo para ferver.
  5. Numa frigideira ponha um molho da sua preferência,  aqueça o molho e reduza o fogo para o mínimo, no disco mais pequeno que tenha. Vá pondo lá os gnocchi conforme estão cozidos.
  6. Assim que acabar de cozinhar os gnocchi, e estejam todos no molho aumente o fogo e deixe ferver o molho envolvendo tudo muito bem. Rectifique os temperos e sirva.

Nota Para acompanhar fiz carne assada na panela, aproveitei esse molho para os gnocchi. Retirei um pouco desse molho e passei por um coador, acrescentei um pouco mais de polpa de tomate e tomilho fresco.

Esta farinha é fécula de batata, é de marca polaca, que é usada para fazer Kluski. Devem encontrar fécula de batata nos supermercados, mas podem usar farinha .
Esta foi a quantidade que usei para o jantar.
Estes foram os que eu congelei. depois de congelados separei-os e dividi em sacos.
,
Quando os gnocchi começam a boiar na água, espete um garfo se sair limpo estão prontos.

 

2 comentários em “Gnocchi de Abóbora em tamanho grande

    • Olá, Susana
      Tem de experimentar fazer, parece ser difícil mas não é tanto assim.
      Essa tradição que os seus amigos têm realmente não conhecia, em conversa com o meu marido, ele disse que no Brasil muita gente tem essa tradição (ele morou lá bastante tempo). Beijinhos

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: