Frango Thai com Leite de Coco

Cheio de frescor, este frango ensopado leva limão, gengibre e capim-can pode ser substituído por erva-cidreira. A inspiração é tailandesa, mas amor adaptada para as nossas cozinhas.

Apesar disso, o prato tem todo o sabor que um bom ensopado deve ter. Isto é, antes de cozinhar no caldo, o frango é dourado em azeite, na panela. 

Frango Thai com Leite de Coco

Ingredientes

  • 8 sobrecoxas sem pele
  • 2 limões
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de gengibre fresco picado
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 chávenas de chá de erva cidreira
  • ¾ de chávena (chá) de leite de coco
  • 8 talos de cebolinho
  • sal e pimenta moída na hora q.b

Modo de Preparo

  1. Numa tigela, coloque o frango. Corte um dos limões ao meio, esfregue e esprema o sumo sobre o frango. Tempere com sal e pimenta do reino. Raspe a casca do outro limão, com cuidado para que não chegue na parte branca, que amarga a receita.
  2. Reserve a raspa do limão. Descasque, rale ou pique fininho o gengibre e os dentes de alho. Leve ao fogo alto uma panela grande com azeite. Quando estiver quente, doure as sobrecoxas por 4 minutos de cada lado. Caso não caibam no fundo da panela de uma vez só faça em duas etapas.
  3. As sobrecoxas não podem ficar sobrepostas umas às outras – em vez de dourar, elas vão cozinhar no próprio vapor. Transfira as sobrecoxas douradas, para uma tigela e reserve. Na mesma panela, sem limpar, junte o gengibre e refogue por 2 minutos.
  4. Em seguida, misture o alho e refogue por mais 2 minutos, mexendo sempre. Devolva o frango à panela e o sumo que se formou na tigela. Acrescente o chá e, quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, com a panela parcialmente tampada.  
  5. Retire as sobrecoxas e coloque numa tigela. Passe o caldo por uma peneira e devolva o frango com o caldo peneirado à panela. Junte o leite de coco, misture bem e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
  6. Esprema o caldo do limão, junte o sumo à panela e misture bem. Por último, adicione a cebolinha picada e as raspas de limão. Misture bem, verifique o sabor e adicione mais sal e pimenta se necessário. Desligue o fogo e sirva de seguida.

Sugestão: Outras ervas, como coentro e manjericão, também são típicas da culinária tailandesa e vão muito bem nesta preparação.

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.