Filetes de Pangasius à Zé do Pipo

Mais uma sugestão para a vossa ceia de Natal, desta vez uma receita bem típica nossa, mas feita com filetes de pangasius. Transformei o nosso Bacalhau à Zé do Pipo.

Para cozer os filetes no vapor, usei um daqueles cestos de bambu, colocado numa wok – o método oriental. Caso não tenha o cesto pode cozer no vapor no microondas, ou num escorredor de rede, fazendo o mesmo processo que no cesto de bambu.

Filetes de Pangasius à Zé do Pipo

Ingredientes

  • 2 filetes de pangasius
  • salsa e alecrim
  • sal e pimenta q.b
  • 2 cebolas pequenas
  • 1 alho francês
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • maionese q.b
  • pickles a gosto
  • puré de batata

Modo de Preparo

  1. Tempere os filetes só com sal e pimenta dos dois lados. Na wok (ou num tacho, que encaixe o cesto), ponha água, a salsa e o alecrim. Assim que estiver quente, ponha o cesto em cima, já com o peixe dentro. Deixe cozinhar até que esteja cozido, é rápido. Desligue o fogão e mantenha o peixe no cesto.
  2. Entretanto numa frigideira deite o azeite, assim que esteja quente adicione a cebola cortada fina e deixe fritar uns 3 minutos em lume médio. A seguir acrescente o alho-francês e deixe fritar. Tempere de sal e pimenta, deixe acabar de cozinhar.
  3. Faça o puré, eu fiz puré instantâneo, basta seguir as instruções da embalagem. Se optar por fazer puré caseiro, o sabor será melhor. Vamos então preparar o peixe para que possa ir ao forno.
  4. Num pirex ponha no fundo e no meio uma camada do preparado de cebola e alho francês, com o menos de azeite possível. Em cima do preparado disponha o peixe, cubra com o restante preparado da cebola.
  5. Ponha o puré dentro de saco de pasteleiro e faça montinhos com o puré, dos dois lados do peixe. Cubra o puré e o preparado de cebola com maionese a gosto. Disponha pickles em cima da maionese, só pus em cima do puré, pode por em cima do peixe se quiser. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. para gratinar, até que fique tostado. Sirva de imediato.

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.