Farófias no forno com coulis (molho) de morango

É a primeira vez que faço farófias, nunca me senti tentada a fazer, por achar que era meio complicado de preparar. Até ver esta receita do blog da Ana Freitas, pareceu ser tão fácil de preparar e, é mesmo. Na receita só alterei a cobertura e o tipo de amêndoa, não usei laminada.

Para a cobertura das farófias usei coulis de morango e amêndoa.  Coulis é um molho simples feito a partir de fruta e açúcar. O coulis é um óptimo acompanhamento para sorvetes, bolos, tortas, além de ser muitas vezes utilizado como decoração de sobremesas de prato, como crepes por exemplo.

Farófias no forno com coulis (molho) de morango

Para as farófias

Ingredientes

  • 8 claras de ovo
  • 150 gr. de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • manteiga q.b.
  • amêndoas picadas q.b.

Modo de Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Coloque as claras do ovo numa taça com uma pitada de sal, e bata até que fiquem em castelo bem firmes. Adicione aos poucos o açúcar e continue a bater até obter um merengue e o açúcar estar bem dissolvido.
  3. Unte com manteiga uma travessa que possa ir ao forno, coloque o merengue em montinhos e leve ao forno por 15 minutos.
  4. Retirar do forno, deixar arrefecer e na hora de servir adicionar o coulis e polvilhar com as amêndoas picadas, ou laminadas.

Para o coulis de Morango

Ingredientes

  • 250 gr. de morangos
  • 100 gr. de açúcar
  • sumo de ½ limão pequeno

Modo de Preparação

  1. No processador, ponha os morangos cortados em pedaços, o açúcar e o sumo de limão. Misture tudo até que fiquem os morangos bem desfeitos  e um molho uniforme. Verta para uma taça e guarde no frigorífico até à hora de usar.

Nota: No lugar de amêndoa, pode usar nozes, avelãs ou amendoim. Para a cobertura, no lugar do coulis de morango pode usar creme de ovos ou outra cobertura a seu gosto.

 

 

4 comentários em “Farófias no forno com coulis (molho) de morango

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: