Doce caseiro de tomate e manjericão

Tomate e mais tomate, o que se faz com tanto tomate? Faz-se doce, molhos, etc…eu fiz mais um doce, desta vez com manjericão.

Apesar de por vezes ser confundido como uma verdura, vegetal ou legume, o tomate é, na verdade, um fruto. Entre as suas principais características estão o seu formato arredondado e sua cor avermelhada e, por isso, ele é muito utilizado também para deixar as refeições mais coloridas.

Doce caseiro de tomate e manjericão

Ingredientes

  • 500 gr de tomate limpo
  • 250 gr de açúcar
  • 1 pau de canela
  • Manjericão a gosto

Modo de Preparo

  1. Limpe o tomate de peles e sementes, eu não me preocupo se ficar algumas sementes. Se o tomate soltar muita água, ponha a escorrer num coador de rede até que escorra o máximo de água.
  2. Num tacho de preferência anti-aderente, ponha o tomate, o açúcar, o pau de canela, o sumo de limão e leve ao lume médio-alto até levantar fervura. Em seguida abaixe o lume para médio por 30 minutos, mexa de vez em quando para que não pegue no fundo.
  3. Quando estiver quase no ponto de estrada, adicione manjericão picado finamente e  misture bem. Deixe acabar de cozinhar até que a compota atinja o ponto de estrada.
  4. Quando a compota estiver pronta, verta-a para frascos esterilizados previamente, feche os frasco e vire-os de cabeça para baixo. Deixe-os ficar assim, para que o ar saia totalmente e fiquem fechados em vácuo.

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.