Dicas rápidas para preparar legumes e vegetais | Alguns exemplos

Comer legumes e vegetais é importante na nossa alimentação. De uma forma geral todas as verduras e legumes apresentam poucas calorias. São ainda ricos em vitaminas e minerais, mas não é sobre isso que vos vou falar.

O que vos vou apresentar é a forma de preparar alguns desses alimentos, duma forma rápida. Junto ainda algumas dicas de conservação dos alimentos.

Dicas rápidas para preparar legumes e vegetais | Alguns exemplos

 

A planta do pimento vem da mesma família da planta do tomate. Podem conservar o pimento por uma semana num lugar fresco. Pode ser utilizado cozido, frito, grelhado ou ainda pode ser comido cru.

Dica: Pegue num pimento grelhado (de preferência vermelho), limpe de pele e pevides. No liquidificador ponha o pimento 2 colheres (chá) de queijo de ervas, meia colher (chá) de salsa picada e duas colheres (chá) de maionese de iogurte. Misture tudo até obter uma massa compacta. E tem um maravilhoso  molho para servir com o que quiser, ou servir como tempero para salada.

,

O pepino é composto por cerca de 95% de água, mas contém também fibras e poucas calorias. O seu consumo de forma geral é cru em saladas por exemplo. Embora possa ser também consumido cozido no vapor, ou ainda muito utilizado na culinária Asiática.

Um dos meu legumes preferidos, abóbora menina

Dica: Pegue num pepino e raspe em juliana, adicione iogurte grego, menta e dille picado, um pouco de azeite, sal  e pimenta. Misture muito bem, e sirva. Podem usar em wraps por exemplo.

 

Em Portugal conhecida como abóbora-menina ou Bolina, no Brasil conhecida como abóbora-moranga. É uma óptima fonte de Vitaminas E, C e Complexo B. Além disso, fornece fibras, potássio, ferro e cálcio.

Dica: Entre outras receitas em Portugal na altura de Natal , costuma-se fazer bilharacos. A receia é um pouco grande para escrever aqui completa, mas podem ver neste link a minha receita Bilharacos

No Brasil fazem muito um prato chamado Camarão a Morango, que por acaso ainda não fiz para postar. Já comi esse prato e adoro, nesse prato leva um tipo de queijo que só vende no Brasil. Um dia destas vou tentar fazer  com queijo  philadelphia ou mascarpone.

Aqui vai o resumo: Começa-se por cozer a abóbora inteira, sem as pevides dentro (não pode ser muito grande), até que ao espetar o dedo a casca ceda um pouco. Em seguida com uma colher retire a polpa e reserve a “carcaça dela”. faz um refogado com o camarão, cebola, a polpa e por fim junta o queijo Catupiry e enche a moranga com o preparado, leva ao forno para gratinar.

Deixo ficar uma foto do Camarão na Moranga, a foto não é das melhores , é a unica que tenho. Foi tirada em 2013 (acho) depois disso já comi mais algumas vezes, mas não tirei foto.

Todas as outras fotos foram retiradas da internet.

 

3 comentários sobre “Dicas rápidas para preparar legumes e vegetais | Alguns exemplos

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: