Dicas & Curiosidades

Na cozinha existem pequenos truques que por vezes nos facilitam imenso o nosso tempo. Ou pequenas curiosidades como o que combina com quê em  certos alimentos.

 No post de hoje falo sobre pequenas dica e curiosidades, que podem ser de ajuda no dia a dia dos tacho e panelas.

 

Dicas & Curiosidades

Para descascar alho com mais facilidade, bata-o com o cabo de faca pesada. Ou então, demolhe-o em água morna.

Para verificar se a geleia está no ponto, deite uma colher de chá num pires frio. Deixe arrefecer, quando carregar com o dedo a superfície da geleia deverá enrugar-se.

frango é  cozinhado nos quatro cantos do mundo e de formas mais imagináveis: em Marrocos pincela-se com mel e recheia-se com amêndoas e alfavaca ou alperces secos e passas; nas Antilhas serve-se com amendoins; na África Ocidental cozinha-se dentro de um melão vazio.

Supremos é o nome que se utiliza para designar os peitos de frango, de galinha, de peru, e de caça pequena em geral.

Para 4 a 6 pessoas, deve-se calcular um  frango com 1,800 a 2 kg.

Para retirar rapidamente o cheiro característico de frango e ao mesmo tempo dar-lhe um toque especial, esfregue-o com limão antes de lhe por qualquer tempero.

Mais dicas

Se tem problemas em relação a sobras, acredite que o frango é a carne que mais se presta para misturas. Consegue obter pratos surpreendentes como por exemplo: risotto, pudim, mousse, pastelão.

Os frutos secos que melhor combinam com o frango são as: uvas passas, amêndoas e as avelãs. Os frescos são os limões, os alperces e o ananás.

Um peru fresco deve ser congelado a uma temperatura de -10º C ou inferior conservando-se um ou dois dias. Um peru congelado pode ser descongelado e depois guardado no figorífico por dois a três dias.

Para preparar um peru recheado, prefira adquirir a ave fresca e não congelada. A carne exterior do peru congelado, coze mais rapidamente do que o seu interior, prejudicando a cozedura do recheio.

ponto de pérola é um ponto alto que se obtém quando  açúcar começa a fazer umas bolhas à superfície, como pérolas.

O truque para queimar o leite creme sem o deslasar é esperar que ele arrefeça completamente. Ao queimar, o leite creme deve ser frio e deve-se fazer muito superficialmente.

queijo mozzarella, de origem italiana, era feito exclusivamente a partir de leite de búfala. Hje em dia já se produz a partir de leite de vaca. Este apresenta uma cor mais amarelada e consistente, com uma textura mais irregular.

queijo feta, de origem grega, é um queijo envelhecido, produzido a partir de 70% de leite de ovelha, e o restante de cabra. É salgado ou salmorado em água e soro de leite por diversos meses. De cor branca, seca rapidamente quando tirado do soro.

Para remover o aro do semifrio antes de servir, comece por passar o bico de uma faca a toda a volta do interior do aro. Remova-o com cuidado para não deformar a superfície da sobremesa. Uma sobremesa com cantos tirados ou buracos não têm uma presentação bonita.

massa folhada congelada deve ser sempre colocada a descongelar com pelo menos duas horas de antecedência, para que cresça e fique estaladiça ao cozer.

 

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos