Compota de tomate com nozes

Esta compota de tomate com nozes ficou tão gostosa, que não durou nem uma semana. Ficou uma compota um pouco diferente da tradicional.

O tomate além de saboroso e versátil,  é super fácil de ser cultivado, o que o torna o favorito em saladas, sopas e tantos outros pratos. O que talvez muita gente não sabe, é que o tomate pode ser um grande aliado da nossa saúde, pois é rico em nutrientes e vitaminas

Compota de tomate com nozes

Ingredientes

  • 1 kg de tomate limpo
  • 500 gr. de açúcar geleia
  • 1 pau de canela
  • sumo de ½ lima
  • 1 cálice pequeno de vinho do Porto
  • 8 nozes

Modo de Preparação

  1. Limpe o tomate de peles e sementes, eu não me preocupo se ficar algumas sementes. Se o tomate soltar muita água, ponha a escorrer num coador de rede até que escorra o máximo de água.
  2. Num tacho de preferência anti-aderente, ponha o tomate, o açúcar, o pau de canela, o sumo de limão e leve ao lume médio-alto até levantar fervura. Em seguida abaixe o lume para médio por 30 minutos, mexa de vez em quando para que não pegue no fundo.
  3. Adicione o cálice de vinho de Porto e misture, abaixe o lume quase para o mínimo Deixe cozinhar até que a compota comece a atingir o ponto de estrada, mexendo várias vezes para que não pegue no fundo.
  4. Quando estiver quase no ponto de estrada, adicione as nozes picadas e  misture bem. Deixe acabar de cozinhar até que a compota atinja o ponto de estrada.
  5. Quando a compota estiver pronta, verta-a para frascos esterilizados previamente, feche os frasco e vire-os de cabeça para baixo. Deixe-os ficar assim, para que o ar saia totalmente e fiquem fechados em vácuo.

O Pecado da Gula :Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

View Comments (5)

  • Fiquei mesmo muito curiosa com essa compota! Não sei porquê, mas tomate e nozes soa-me mesmo a outono 😍
    Vou experimentar!
    Beijinhos do Blog I'm Patrícia Silva!! 😘

    • Bom dia! Bem vinda ao meu cantinho, obrigado pelo seu comentário.
      Se experimentar, patrtilhe a sua foto na minha página do Facebook, para eu poder pôr no album das receitas testadas.
      Tenha um bom fim de semana! Beijinhos 💛😘

  • Querida o teu doce deve ser maravilhoso. Vou levar a receita comigo, guardar nas minhas notas para qdo tiver aí uns tomates maduros fazer
    Bjos 😘

    • Bom dia, linda! Que bom que gostaste da receita, quando fizeres e se quiseres partilha na minha página do Facebook para pôr no álbum que tenho de receitas testada. Beijinhos ❤😘