Chanfana de Cabrito à Moda da Rosinha

Esta é a minha versão de Chanfana feito com carne de cabrito, vejam a receita com fotos.

Chanfana é um prato tradicional Português, originalmente feito com carne de cabra, cozido em recipientes de barro preto em fornos de lenha. Como não tenho recipiente de barro preto , e muito menos fiz num recipiente de barro temperado, para ir poder ir ao forno eléctrico e ao fogão a gas, pois descuidei-me com as horas e tive que “despachar” no fogão primeiro,  ficou muito boa na mesma.

Chanfana de Cabrito à Moda da Rosinha

Ingredientes

  • 1 kg Cabrito
  • Sal, pimenta e piripiri
  • 6 cravinho-da-índia
  • 6 dentes de alho
  • Salsa
  • Vinho tinto q.b.
  • Azeite
  • 1 cebola média

  1. No tacho de barro ponha a carne  tempere com sal, pimenta, colorau, cravinho, alho picadinho, salsa, regar com o azeite, dispor a cebola por cima cortada em rodelas e misturar tudo. Eu temperei aqui por falta de espaço no frigorifico.

  1. Em seguida adicionei o vinho, três folhas de louro que tinha esquecido anteriormente, e voltei a misturar tudo. Deixei ficar nesta marinada dois dias, pelo menos uma vez  dê uma volta na carne para absorver melhor o vinho.

  1. Nesta altura o cabrito já está pronto a ir ao forno, a 200º C. por duas horas mais ou menos, ou até o cabrito estar tenro.
  2. Como eu descuidei-me nas horas que que fazer de outra maneira que fosse mais rápido, e levei a cozer neste mesmo recipiente por uma hora no fogão  a gas.

  1. Nesta foto podem ver o cabrito depois de ter cozido no fogão, levei ao forno sem a tampa por mais 30 minutos. Soltou um pouco de gordura a mais que não estava a contar.
  2. Antes de levar ao forno, vire a carne e rectifique os temperos. Sirva acompanhado de arroz de alho ou batata cozida. Bom apetite!

 

4 comentários sobre “Chanfana de Cabrito à Moda da Rosinha

  1. Rosinha como já tinha dito o molho é de reter a respiração. Aqui ainda está muito calor, mas lá para Outubro já vai saber bem. Agora umas perguntinhas:
    – Posso trocar por borrego?(gosto muito mais de cabrito mas aqui o cabrito é mais comum na Páscoa e o borrego fica mais em conta)
    _e mais ou menos quanto?
    – E o vinho pelo que vejo na foto é tinto quanto? uma garrafa?
    – E a marinada, primeiro dia sem vinho e segundo dia com?
    Se tiver a ser chata com tantas perguntas diz, a sério… sabes qdo me interesso sou tão curiosa que ás vezes posso passar da linha….
    beijinhos

    • Bom dia Ana

      Não estás a ser chata de forma alguma, nem a passar da linha. Eu não pus as quantidades dos ingredientes porque achei que seria mais fácil caso fosse para mais de 2 pessoas, mas vou rectificar algumas coisas que parecem não estar claras.
      Respondendo às tuas perguntas
      -podes fazer com borrego ou até com carneiro de preferires
      -o vinho logo no primeiro dia
      -o vinho é tinto,sim. Usa-se o vinho necessário até que a carne fique coberta com o mesmo.
      Beijinhos 😘

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: