Bolinhas de Farinheira e Alheira

bolinhas de farinheira e alheira

Petisco com farinheira e alheira, uma receita deliciosa para servir como petisco ou entrada. Esta é uma receita deliciosa com enchidos, rápida e económica.

A farinheira e a alheira são dois enchidos bem conhecidos, mas que nem todas as pessoas gostam. Eu não apreciava muito a farinheira, agora já aprecio um pouco mais a farinheira, no entanto adoro alheira.

Sabem que, a farinheira é confeccionada com farinha, como o nome indica, com massa de pimentão, colorau e vinho. E, actualmente, também é feita com gordura de porco.

A alheira é um enchido típico da culinária portuguesa, e cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau. No entanto a mais famosa das alheiras é a oriunda de Mirandela, na região de Trás-os-Montes, e frequentemente considerada a alheira com melhor qualidade.

Bolinhas de Farinheira e Alheira

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 farinheira
  • 1 alheira de mirandela
  • 1 cebolinha
  • 2 colheres (sopa) de pão ralado
  • 1 colher (sopa) de coentros
  • sal e pimenta q.b
  • óleo para fritar
  • pão ralado para panar

Modo de Preparo

  1. Em primeiro lugar comece por retirar a pele à farinheira e à alheira, depois com um garfo, desfaça-as para uma tigela. Em seguida adicione a cebola picada finamente com o ovo, e misture bem estes ingredientes.
  2. Em último lugar, acrescente os coentros finamente picados, tempere com sal e pimenta e misture tudo até ficar bem ligado. Depois leve o preparado ao frigorífico por 20 minutos.
  3. Passado esse tempo retire o preparado do frigorífico e em seguida molde bolinhas, no tamanho que desejar. O último passo é, passar as bolinhas por pão ralado e coloque-as num tabuleiro.
  4. Em seguida frite-as bolinhas, em óleo quente e abundante, deixe fritar até que estejam douradas dos dois lados. Retire as bolinhas do óleo, e ponha-as de imediato a escorrer em papel de cozinha. Sirva em seguida.

Sugestão: Se não gostarem de farinheira e ou alheira, podem trocar por exemplo a alheira por morcela. No entanto podem , se quiserem trocar a farinheira por morcela, e preparar este petisco com morcela e alheira.

Nota: Caso vocês preferiram, podem usar a alheira de caça à alheira de Mirandela. Porque a alheira de caça em geral contém menos gordura que a alheira de Mirandela.

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.