Berinjela recheada com arenque e gorgonzola

A berinjela é na minha opinião um alimento muito versátil, pode-se preparar a berinjela empanada e frita, recheada, de conserva, caril etc. Existem vários tipos de berinjela, com diferentes cores.

As mais comuns são o vermelho-escuro ou roxo, existe também branca, embora esta seja mais rara. De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve.

Berinjela recheada com arenque e gorgonzola

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • sal e pimenta q.b
  • 20 ml de vinho branco
  • água se necessário
  • gorgonzola a gosto
  • 1 cebola pequena
  • azeite
  • salsa picada
  • 1 lata de conserva de arenque com tomate

Modo de Preparação

  1. Corte a berinjela no meio, retire a polpa dela com a ajuda de uma faca ou uma colher. Tenha cuidado de não retirar demasiada polpa para não furar a berinjela. Regue a berinjela com um pouco de sumo de limão, espalhe o sumo na parte branca da berinjela para que não escureça. Reserve
  2. Corte a polpa da berinjela em pedaços pequenos. Num tacho faça um refogado com azeite e a cebola picada, até que a cebola fique macia. Adicione o vinho branco, a polpa da berinjela e a salsa picada.
  3. Tempere de sal e pimenta e deixe refogar em lume brando até que a berinjela esteja cozida. Em seguida junte o arenque de conserva já desfeito em pedaços, adicione também o tomate que está na lata, misture tudo. Rectifique os temperos e retire do lume.
  4. Recheie as berinjelas com o preparado, pode por com mais ou menos molho conforme o seu gosto. Ponha as berinjelas numa assadeira, tape a assadeira com papel de alumínio e leve ao forno a 200ªC. por 35 a 40 minutos. O tempo de forno depende do forno que tenha, o importante é que a berinjela esteja assada.
  5. Retire e disponha por cima o queijo gorgonzola, (ou outro a seu gosto) e leve novamente ao forno para gratinar o queijo. Sirva acompanhado de uma boa salada.

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.