Bacalhau à Gomes de Sá (Receita do Marido)

bacalhau à gomes de sá
 
Esta receita de Bacalhau à Gomes de Sá, é um pouco diferente das receitas que conheço, porque leva brócolos ou pimento, por vezes leva os dois ingredientes. 
 
O Jota utiliza o bacalhau cru, e limpo de pele e espinhas, porque se cozer primeiro, o bacalhau perde uma parte do sabor na cozedura, se preferirem podem já comprar bacalhau limpo.
Confesso que gosto das alterações que o Jota fez, fica mais saboroso. Até ter experimentado esta receita, sempre a achei  um pouco sem graça, acho que a minha mãe fazia de forma bem diferente.

Bacalhau à Gomes de Sá (Receita do Marido)

Ingredientes

  • 500 g de bacalhau
  • 500 g de batata
  • 2 cebolas
  • 2 ovos cozidos
  • 2 dl de azeite
  • 6 dentes de alho
  • 50 ml de vinho branco
  • azeitona preta q.b.
  • Sal e pimenta q.b

Modo de preparo

  1. Comece por limpar o bacalhau de pele e espinhas, depois corte o bacalhau em pedaços. Dê uma pré cozida nas batatas, e depois corte as batatas em rodelas, que não sejam nem muito grossas nem muito finas.
  2. Leve os ovos a cozer e depois de cozidos corte-os também em rodelas. Numa assadeira, comece por pôr azeite, a cebola em rodelas e alho cortado. Depois faça uma camada com as batatas ás rodelas e em seguida uma camada de bacalhau cortado em pedaços não muito grandes.
  3. Vá repetindo as camadas sempre pela mesma ordem. Por isso não ponha azeite em excesso logo no inicio, a última camada deve ser de batata e cebola. Não esqueça em cada camada, temperar com sal e pimenta e pimentão em pó, mas sem nada de exageros.
  4. Por último regue o preparado com o vinho. Tape com papel de alumínio e leve ao forno a 180º C. por mais ou menos uma hora, ou até que esteja cozido.  Assim que esteja cozido retire o papel de alumínio e leve de novo ao forno para gratinar.
  5. Pode ainda se quiser, acompanhar com arroz branco e, com espinafre salteado no alho e azeite ou ainda com uma salada.

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.