Ananás como o Preparar

 Neste post vão ficar a saber mais sobre o ananás, como prepara-lo, em que pratos doces ou salgados pode usa-lo. Leiam e fiquem a saber mais.

Ananás como o Preparar

Estes frutos estão disponíveis em vários tamanhos, sendo alguns deles bastante pequenos e ideais para serem cortados ao meio e servidos na própria casca. Outros têm um tamanho médio ou grande e formam fez ou mais porções.
A cor do fruto indica se este está ou não maduro, sendo verde antes de amadurecer, apresentando uma textura dura e áspera. Amarelo dourado quase acastanhado, quando está já demasiado maduro.

A cor amarela indica que a polpa está doce e sumarenta, com um travo deliciosamente acre. Evite frutos demasiados maduros co manchas  demasiado moles e bolorentas – a polpa estará castanha e terá um sabor desagradável.

O ananás é muito utilizado em pratos doces e  salgados, sendo alguns deles já clássicos, como por exemplo fiambre assado com ananás molho agridoce de ananás, que é servido com carnes de porco.

A fruta crua contém uma enzima que torna as proteínas mais tenras-  aves e carnes. No entanto tenha cuidado para não prolongar a marinada por muito tempo, pois os ingredientes adquirirão uma textura desagradável e granulosa. Acontece principalmente com aves e carne.

A gelatina é uma proteína e o ananás  reduzirá, por isso a sua capacidade de solidificação. Isto despende da quantidade de ananás utilizada – algumas fatias adicionadas a uma gelatina de fruta não causará quaisquer problemas. Mas uma quantidade de ananás cru ou sumo de ananás não pasteurizado prejudicará a solidificação.

Uma sobremesa de ananás fresco já solidificada tornar-se-á mais líquida  se deixada repousar por longos períodos de tempos (mais de 24 horas). Quando o fruto é enlatado e  o sumo , a actividade da enzima é inibida pelo processo de aquecimento.

Preparação

 Os ananases podem ser cortados longitudinalmente, através da folhagem, retirando-lhes a polpa com a ajuda de uma e uma colher para a extrair.  As cascas podem ser utilizadas como recipientes para pratos doces ou salgados.


Descascar: Corte o topo e base do ananás. Coloque-o em pé sobre uma superfície de trabalho e, com uma faca afiada, corte tiras da casca, verticalmente. Quando a casca tiver sido removida, use a ponta a ponta deu uma faca afiada, para retirar os espinhos que permanecem na fruta.


Retirar o centro: O ananás tem um centro fibroso. A textura deste centro varia e em alguns casos pode ser tenro suficiente para ser comido com o resto da polpa.
Para retirar o centro , corte o ananás ao meio. Retire o centro com uma faca afiada, começando numa ponta e cortando à volta do meio, depois vire-o e comece a cortar novamente na outra ponta. Empurre o centro, separando-o do ananás.

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: