jardineira de lulas

A Minha Jardineira Simples de Lulas

Esta jardineira de lulas ficou simples, reconfortante, leve e cheia de sabores!  Esta receita pode ser feita com choco, polvo ou pota.

Eu pessoalmente não gosto de comprar lula congelada e limpa, no entanto compro sem problema nenhum em comprar lula congelada e limpar em casa. Eu realmente não gosto da lula já limpa, porque parece ser artificial e não tem sabor a lula.

Como eu usei lula fresca e ela solta sempre um pouco da sua “tinta”, o que deixou a jardineira com cor e sem a adição de polpa ou concentrado de tomate.

Se optar pela lula já limpa, aconselho a que adicionem um pouco de concentrado ou polpa de tomate. Caso em contrário, a jardineira ficará sem cor, na minha opinião. Caso não posso ou não queira usar concentrado de tomate, pode por exemplo usar tomate maduro fresco.

A Minha Jardineira Simples de Lulas

Ingredientes

  • 1 kg de lulas
  • 150 g de ervilhas
  • 2 cenouras
  • 100 ml de vinho branco
  • sal e pimenta q.b
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • coentros frescos q.b
  • 400 gr de batatas
  • piripiri (opcional)
  • 2 colheres (sopa) azeite

Modo de Preparo

  1. Comece por arranjar as lulas, depois lave-as bem em água corrente, em seguida corte em rodelas médias. As cabeças se forem pequenas não as corte, se forem um pouco grandes corte-as em dois ou três pedaços, conforme seja tamanho das cabeças das lulas.
  2. Depois faça um refogado com o azeite, com a cebola e com o alho picado. Assim que a cebola esteja macia, acrescente as lulas e deixe-as fritar um pouco por uns 3 minutos. A seguir adicione o vinho e deixe refogar por uns minutos.
  3. Em seguida, junte as cenouras cortadas em cubos, um pouco de água e tempere com sal e pimenta. Se quiser usar o piripiri, use agora. Deixe que fique as lulas fiquem a refogar por 15 minutos em lume médio, vá acrescentando água conforme seja necessário.
  4. Assim que tenha terminado o tempo, verifique se as lulas ainda estão duras. Se as elas, já estiverem no ponto onde consegue espetar um garfo sem dificuldade, adicione as batatas cortadas em rodelas ou cubos, e por último as ervilhas.
  5. Em seguida deixe ficar a refogar até que as batatas estejam cozidas, e nessa altura as lulas também já deverão estar. Assim que falar mais ou menos 5 minutos, adicione um pouco de coentros picados, verifique os temperos e deixe que termine de cozinhar. Sirva em seguida, decorado com mais coentros picados. Bom apetite!

Sugestão: Se quiser pode servir a jardineira das lulas, acompanhado com arroz branco. Eu servi sem o arroz.


A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.