A Cozinha Saudável

Uma cozinha saudável, é importante, principalmente nos dias corridos em que pensamos não ter tempo para comer sadio. Comer sadiamente exige bem pouco; o quê, no fundamental?

 

 

 

Ervas Aromáticas

Uma das  coisas que deveria-mos usar e abusar quando cozinhamos são as ervas aromáticas. As ervas aromáticas transformam positivamente os alimentos. Nada se compara ao cheiro das ervas aromáticas fresca na sua cozinha.

As ervas aromáticas deverão ser utilizadas frescas, sempre que possível. Assim não perdem as suas propriedades mais importantes. Actualmente é fácil termos ervas frescas durante o ano inteiro.

Grãos

Sempre que possível troque o arroz branqueado pelas vantagens dos cereais integrais.  Cevada, bulgur, aveia, quinoa, arroz integral entre outros. Experimente  massas integrais de trigo ou de misturas. Claro que nem todos podem gostarem mas sou da opinião que primeiro devemos experimentar.

Eu gosto de bulgur, com ele podem fazer Quibe , saladas  entre outras coisas. Confiram a minha receite de Tabule -A Salada Libanesa

Proteínas

Comer carne também é importante, mas tem de se ter em conta o tipo de carne que comemos, principalmente por causa da gordura que determinadas carnes contêm. Confesso que  comer carne é a minha perdição, algo a tentar mudar.

Consuma proteína saudável, como peixe fresco, frango, peru, tofu, ovos e vários tipos de feijões e nozes. Tente mudar o pensamento que a carne preenche grande parte do seu prato. Em vez disso, componha um prato saudável com porções iguais de proteínas, cereais integrais e vegetais.

Gorduras e Azeite

Use óleos vegetais como o azeite, sempre que possível, para saltear legumes, cozinhar  peixe ou frango e molho para saladas. Boas escolhas incluem canola, girassol, milho, soja, amendoim e azeite. Uma pitada de azeite de oliva, óleo de noz ou pistacho, óleo de gergelim ou azeite de trufas, pode fazer os legumes cozinhados ganhar vida.

 

 

2 comentários sobre “A Cozinha Saudável

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

%d bloggers like this: