25 Sugestões para a ceia de Natal

O Natal é a época mais bonita do ano, em a família se reune…. Preparar a Ceia de Natal, nem sempre é uma tarefa fácil, vejamos então as minhas sugestões.

O Natal é uma festa reservada à família reunida à volta da mesa, para desgustar a ceia onde figuram os partos alusivos ao evento. Mas o Natal é muito mais do que isso… No Natal festeja-se o nascimento, a paz, a harmonia, o amor.

Apesar deste este ano, passarmos sozinhos o Natal, porque não podemos ir a Portugal… Nós festejamos o Natal com paz, amor e harmonia. Mas acima de tudo festejamos com a nossa família, falamos com a família por chamda de vídeo, mas sempre estão no nosso coração, nos nossos pensamentos. ❤

Desejo a todos um Natal cheio de paz, amor, harmonia e muito feliz na companhia dos vossos familiares, amigos. Boas Festas a todos!

25 Sugestões para a ceia de Natal

1 – Mousse de Chocolate de Caramelo e Sal do Mar, a consistência  fica ligeiramente mais cremosa. Em relação ao chocolate, ao contrário do que possam pensar, garanto que não ficou salgada.

https://www.opecadodagula.com/mousse-de-chocolate-de-caramelo-e-sal-do-mar/

2 – Peru Recheado de Ano Novo, fiz esta receita para a noite de passagem de Ano Novo, que pode sem duvida ser feita também para o Natal.

https://www.opecadodagula.com/peru-recheado-ano-novo/

3 – Carneiro Assado no Forno com Menta Fresca, a menta deu um sabor mais fresco à carne  e retirou o gosto forte que a carne de carneiro tem, e nem todas as pessoas gostam.

https://www.opecadodagula.com/carneiro-assado-no-forno-com-menta-fresca/

4 – Linguado rápido no Papillote, preparar peixe em papillote, é uma forma rápida e que conserva os seus nutrientes e saudável. Este linguado ficou pronto em 15 minutos.

https://www.opecadodagula.com/linguado-rapido-no-papillote/

5 –  Bacalhau à Zé do Pipo da Minha Irmãse acham o bacalhau à Zé do Pipo enjoativo, façam esta receita.  Esta receita é da minha irmã, muito boa e nada enjoativa.

https://www.opecadodagula.com/bacalhau-a-ze-do-pipo-da-minha-irma/

6 – Bolo de bolacha com cobertura de chocolate, adoro este bolo e fazer este bolo não é tão difícil como parece.

https://www.opecadodagula.com/bolo-de-bolacha-com-cobertura-de-chocolate/

7 – Os Meus Pasteis de Bacalhau, um clássico português, penso que se faz de Norte a Sul de Portugal. Uma boa entrada para o noite ou dia de Natal, não acham??

https://www.opecadodagula.com/os-meus-pasteis-bacalhau/

8 – Delicioso brigadeirão de chocolate  é um doce de chocolate que parece um pudim com sabor de brigadeiro. O brigadeirão é rápido e fácil de preparar.

https://www.opecadodagula.com/delicioso-brigadeirao-de-chocolate/

9 – Páo de ló de Alfeizeirão, um pó de ló húmido e delicioso.

https://www.opecadodagula.com/pao-de-lo-de-alfeizerao/

10 – Polvo à Moda do Faial polvo guisado é um dos pratos mais emblemáticos da cozinha tradicional açoriana, tendo uma confecção muito idêntica em todas as ilhas, este é da Ilha do Faial, o nome já diz tudo.

https://www.opecadodagula.com/polvo-a-moda-do-faial/

11 – Bolinhos de bolina ou BilharacosEste doce eu sempre conheci por bilharacos, mas tem quem chame de bolinho de bolina, velhadas. Esta é a receita da minha mãe.

https://www.opecadodagula.com/bolinhos-de-bolina-ou-bilharacos/

12 – O meu Panetone caseiro, escrevi a receita completa, mas só viz metade… Caso não queiram fazer a receita completa, é o dividir os ingredientes.

https://www.opecadodagula.com/o-meu-panetone-caseiro/

13 – Sopa de Frango com Cenoura e Tomilho, a sopa ficou bastante consistente e os pedaços do frango, substituem a necessidade de um acompanhamento, na minha opinião.

https://www.opecadodagula.com/sopa-frango-cenoura-tomilho/

14 – Empadas e pastel de massa tenraEmpadas e pastel, dois petiscos diferentes, duas massas diferentes mas o mesmo recheio.

https://www.opecadodagula.com/empadas-e-pastel-de-massa-tenra-de-frango/

15 – Farófias no Forno, fáceis de preparar e deliciosas

https://www.opecadodagula.com/farofias-no-forno-com-coulis-molho-de-morango/

16 – Camarão com caril e natas, esta receita pode servir tanto como entrada ou petisco com os amigos e familiares. Ótima também para o Natal.

https://www.opecadodagula.com/camarao-com-caril-e-natas/

17 – O meu camarão no azeite e alho, este meu camarão no azeite e alho é uma delicia.

https://www.opecadodagula.com/o-meu-camarao-no-azeite-e-alho/

18 – Rabanadas com calda de vinho do porto e mel, hoje em dia existem muitas variantes,regadas com uma calda de açúcar , com vinho, no forno, com nutella etc…

https://www.opecadodagula.com/rabanadas-com-calda-de-vinho-do-porto-e-mel/

19 – Pudim de Panetone e Caramelo, A receita original é feita com croissant, que já está um pouco “velho”. Eu fiz com panetone que tinha guardado no congelador ainda do Natal, ficou muito bom.

https://www.opecadodagula.com/pudim-de-panetone-caramelizado/

20 – Pudim de Leite Condensado, esta receita é tão fácil, em 10 minutos está pronto para ir ao forno, o tempo de cozedura é de mais ou menos uma hora depende do forno.

https://www.opecadodagula.com/pudim-de-leite-condensado/

21 – Arroz de Amêndoa e Uva Passa, este arroz de amêndoa e uva passa, serviu para acompanhar o peru recheado da noite da passagem de ano.

https://www.opecadodagula.com/arroz-de-amendoa-e-uva-passa/

22 – Bolo de Maçã com Farofa de Coco e Nozes, este bolo é diferente por causa da farofa, é muito gostoso.

https://www.opecadodagula.com/bolo-de-maca-com-farofa-de-coco-e-nozes/

23 – Espinafre Salteado com Bacon e Farinha de Mandioca, uma forma diferente de preparar espinafres, fica muito bem para acompanahr carne assada.

https://www.opecadodagula.com/espinafre-salteado-com-bacon-e-farinha-de-mandioca/

24 – Chanfana de Cabrito à Moda da Rosinha, esta é a minha versão de chanfana feito com carne de cabrito. Originalmente feito com carne de cabra, cozido em recipientes de barro preto em fornos de lenha.

https://www.opecadodagula.com/chanfana-de-cabrito-a-moda-da-rosinha/

25 – O meu pão de abacate, Para quem não é grande apreciador de abacate, pode experimentar esta receita à vontade, o pão ficou com um sabor suave.

https://www.opecadodagula.com/o-meu-pao-de-abacate/

Espero que gostem das minhas sugestões e se possível deixem nos comentários a vossa opinião.

Façam o favor de serem felizes. Boas festas! 🎄 ❤😙

 

 

 

 

Posted by

Eu sou a Rosa, sou uma apaixonada pela culinária, sou capaz de passar horas na cozinha, a cozinhar para família e amigos ou a testar novas receitas. ​

A sua opinião é importante para mim! Obrigado pelo seu comentário. Beijinhos

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.